segunda-feira, 25 de abril de 2016

2° Etapa - Entrevista

     Nesta segunda etapa do estágio , nos foi dada a tarefa de entrevistar o professor de matemática que está nos acompanhando no nosso estágio. O tema da entrevista é : A importância do estágio supervisionado da formação do professor de Matemática.

Meu entrevistado é o professor Ubirany Sousa.
Licenciado em Matemática pela UVA
Leciona na Escola prof. Arruda e no Colégio Sant'ana.


Entrevista


Nonato (Aluno) - Em que período da faculdade o aluno deveria começar o estágio ?
Prof. Ubirany - Acredito que no terceiro período o aluno já deveria ACOMPANHAR/ASSISTIR algumas aulas para ter a real certeza que é realmente isso que quer para sua vida. Mas, o estágio realmente acredito que deveria iniciar no sétimo período.

Nonato (Aluno) - Muitas horas de estágio é garantia para formação de um bom professor ?
Prof. Ubirany - Não. Uma série de outros fatores são preponderantes para que se tenha um bom professor. Hora de estágios não garantem isso.

Nonato (Aluno) - Qual a carga horaria ideal dos estágios numa faculdade de licenciatura de matemática? (Hoje na matemática temos 4 estágios com 100 horas cada.) Seria o ideal?
Prof. Ubirany - Se realmente essas horas forem bem aproveitadas já será um passo importante do aluno rumo a uma boa formação. Isto, como disse anteriormente, não garante nada além de cumprimento de carga horária.

Nonato (Aluno) - Como você via o estágio na época de estudante e como você vê o estágio hoje como professor?
Prof. Ubirany - Na minha época de aluno a grade curricular era diferente da sua. Antes eu via como imprescindível pois não tinha a menor noção do que é ter que lidar diariamente com mais de 40 mentes diferentes e com uma gama gigantesca de realidades e pensamentos diferentes. " Psicólogo perde feio pra gente(risos)". Hoje como professor vejo como uma oportunidade que você aluno precisa extrair o máximo que puder.

Nonato (Aluno) - Qual a importância do estágio supervisionado na formação do professor de matemática?
Prof. Ubirany - O estágio supervisionado é de suma importância para que o aluno universitário tenha contato direto com esse "mundo" que o espera fora das salas de aula.

Um comentário:

  1. Ok, Nonato. Se tivesse uma foto do professor e um pequeno currículo do mesmo, teria ficado ainda mais rico.

    ResponderExcluir

© matematicaprimos - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rdo. Nonato De Araújo Jr.
Tecnologia do Blogger.