segunda-feira, 25 de abril de 2016

3° Etapa - Pesquisa


Introdução

          Nesta terceira etapa do estágio supervisionado 2 foi sugerido fazer uma pesquisa usando a ferramenta do google (Forms). Onde esta pesquisa deveria conter no mínimo 5 perguntas.
          O método que usei para coletar os dados desta pesquisa foi através de formulário impresso, onde depois tiver que dar entrada dos dados via forms . Esta coleta foi realizada na UNOPAR da Cidade de Santana do Acaraú numa turma da disciplina de física, onde tenho um amigo que leciona lá, onde pedi pra ele aplicar este questionário.


       
Foto 1 (Disciplina de Física) - UNOPAR

Foto 2 (Disciplina de Física) - UNOPAR
         


Responda a pesquisa abaixa ou clique no link ao lado para abrir a pesquisa em outra página - Pesquisa




Gráficos da pesquisa:


Primeira pergunta.

Segunda pergunta

Terceira pergunta

Quarta pergunta

Quinta pergunta

Análise da Pesquisa


          Com base nestes gráficos, podemos concluir que a maior parte da turma não conhece grandes matemáticos. É impressionante como uma disciplina tão bonita como a trigonometria é tida como difícil, mesmo sendo o assunto tão estudado pela humanidade, desde a época da Grécia Antiga. Outro ponto interessante é que apesar da maior parte dos pesquisados não gostarem de matemática, eles consideram a matemática importante para o futuro de suas vidas profissionais. Por fim, mais de 50% dos pesquisados preferem professores que sejam pacientes.

Conclusão

          É evidente que a educação matemática em nosso país ainda deixa muito a desejar, numa pequena pesquisa dessas, numa turma pequena com apenas 17 alunos, mais de 60% não gosta de matemática, aí eu fico me perguntado, que tipo de professores eles tiveram?
           Será que a culpa é só dos professores? Este é um tema muito polêmico, é difícil apontar culpados. Mas , com certeza, o professor tem uma parcela de culpa por este desinteresse dos alunos pela matemática. E cabe ao professores de matemática tentar mudar este quadro. 


Um comentário:

  1. Muito bom, Nonato. Interessante que é uma turma de física mas, mesmo assim, a maioria diz não gostar de matemática. Sobre a postagem, crie o hábito de uma revisão ortográfica antes de publicar. Tente melhorar, também, na apresentação (introdução). Ao escrever, faça de conta que quem for ler não esteve na aula de estágio, na UVA, ou seja, precisa de uma contextualização maior. Abraço!

    ResponderExcluir

© matematicaprimos - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rdo. Nonato De Araújo Jr.
Tecnologia do Blogger.